Homens no Divã

Emiliano Urbimr – Revista Alfa – 01/2013

Quais são os problemas que levam os homens à terapia. E aonde ela pode fazê-lo chegar.

Amor e Sexo

Separações, traições e insatisfação sexual: temas recorrentes na terapia

Nós temos um problema. Nós homens. Em algum ponto entre a invenção da pílula e da internet, o mundo masculino se tornou um lugar mais inóspito para se viver. Estamos perdidos em um limbo, no qual os modelos anteriores ficaram obsoletos e os novos ainda não foram definidos. Você não quer ser dono nem capacho da sua mulher. Você não quer ser definido por seu emprego, nem ignorá-lo. Você não é seu pai, mas na sua idade ele… Você precisa de ajuda?

Muitos acham que sim, e que essa ajuda pode estar em um divã, poltrona ou sofá no qual você discute os problemas com um especialista. Não há estatísticas, mas tudo indica que cada vez mais homens procuram terapia. “Em meus 35 anos de profissão, posso dizer que o número de homens nos consultórios é sempre crescente”, diz Luiz Cuschnir, coordenador de estudos de gênero do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

É o Amor

Às vezes, elas incentivam a terapia (“muitos têm um empurrãozinho danamorada ou esposa”, diz Cuschnir). Às vezes, obrigam.

Jogo da Vida

Para que ocorra uma mudança desse nível, há algo indispensável disposição para fuçaras feridas. “Alguns homens ainda têm dificuldade em se abrir para um estranho, principalmente se percebem que precisarão ir mais fundo do que normalmente vão em suas dificuldades”, diz Luiz Cuschnir.” As mulheres respondem aos conflitos com angústia explícita. Os homens,com mais contenção. São camuflados até para si mesmos.”

Share on: