A Tribuna – ES – 29/01/2012 – Roberta Peixoto
O psicoterapeuta Luiz Cuschnir afirma que os homens têm dificuldade para identificar atitudes consideradas atraentes:
“O homem perante o espelho, massageando o rosto e fazendo a barba é um dos momentos mais atraentes para elas”
Especialista nas mais difíceis e polêmicas questões que envolvem o ser humano, o psiquiatra epsicoterapeuta Luiz Cuschnir, autor de livros como “A Mulher e Seus Segredos – Desvendando a Alma Feminina”, afirma que, com a ampliação do contato pessoal, a mulher pode se sentir atraída pela comunicação verbal e pelo conteúdo do homem.
AT2: O que faz um homem ser sexy na visão feminina?
Luiz Cuschnir: Uma pesquisa internacional mostrou que o ato de fazer a barba, aquela cena que a mulher vê o homem perante o espelho, massageando o próprio rosto, coberto ou semi coberto de espuma, supondo o barulho que a gilete faz ao raspá-lo, ainda é um dos momentos mais atraentes para elas. Há outros pontos, é claro, destacando o corpo masculino nas suas diversas áreas, dependendo das fantasias de cada uma (coxas, tórax, bumbum, mãos, pés, boca, cabelos etc). Mas, com o contato pessoal, isso vai se ampliando e, muitas vezes, elas podem ficar fascinadas pela comunicação verbal e pelo conteúdo do homem.
AT2: Homens e mulheres têm visões diferentes sobre o que é sexy? Por quê?
Luiz Cuschnir: O que é importante saber é que homens têm uma noção muito reduzida da sua sensualidade. Para o homem, o corpo o estimula ou o desestimula diretamente, sem entender códigos que não sejam claros e explícitos. Nem sempre ele sabe que está atraído pela sensualidade da mulher, pelos seus trejeitos, posições e maneirismos mais sutis. Assim como não sabe qual característica sua pode atrair o sexo oposto. Já as mulheres têm uma fantasia maior, múltipla, mais abrangente do ponto de vista estético que a estimula mais amplamente. Ao mesmo tempo, costuma saber utilizar seus atributos também com mais recursos.
AT2: Por que há quem prefira característica física e outras algo no comportamento?
Luiz Cuschnir: Em geral, há uma conjunção de fatores quando se refere à sensualidade. Mesmo que uma pessoa esteja atraída por uma pose ou por uma cena estática como uma foto, há um referencial interno que a leva mentalmente para uma sequência de gestos que seguem para uma fantasia como um todo. As conexões mentais vão muito além doque se pode perceber. Há atrações até que estão vinculadas a outros momentos e experiências individuais. O que está ali aparente, pouco importa. O que é mais importante é a sensação que a pessoa tem com aquela determinada pessoa.
AT2: Todo mundo pode ser sexy?
Luiz Cuschnir: Pode, se utilizar os atributos que têm correspondência com a sexualidade. Cada um pode encontrar os que cabem em seu perfil e adequar de acordo com a situação. Quem não se percebe ou não está de acordo com o que se espera, pode estar exagerando ou sendo contido em expor a sua sensualidade.