Diário da Região SJ do Rio Preto por Fabiano Ferreira Angelo – maio/2003
O que os homens mais valorizam numa mulher: inteligência, fidelidade, bom humor, sensualidade ou ser boa de cama? Àquelas que pensam que é preciso ser uma “mulher-maravilha” para atrair a ala masculina vai o conselho de especialistas: a autenticidade e o equilíbrio de todas essas qualidades é que garantem uma relação saudável e prazerosa para ambas as partes. Uma enquete feita pelo Diarioweb mostra que a fidelidade é o principal requisito apontado pelos internautas, com 40% dos votos. Inteligência e bom humor ficaram em segundo lugar, empatados com 25%, e sensualidade em último, com 10% dos votos. Para o psicólogo Luiz Cuschnir, autor do livro “A Relação Mulher & Homem – Uma História dos seus Encontros e Diferenças” (Editora Campus), a fidelidade é bastante valorizada porque é muito difícil para o homem aceitar ser comparado a outro.
Existe sempre a sombra de que o outro possa ser melhor e mais potente. “Se a mulher estiver envolvida com outro, ele já não acredita mais que ela também o ama e passa a achar que não pode confiar nas mulheres, taxando-as de volúveis e dissimuladas”, explica.
Conteúdo
A inteligência também é motivo de atração para homens que desejam uma companheira que os ajude na concretização de seus projetos de vida. “O homem que valoriza a mulher inteligente busca dividir o fardo e as responsabilidades, pois sabe que como únicos provedores terão menos chances de sair vencedores. A idéia é somar”, diz Cuschnir. Não raro, o homem que busca mulheres inteligentes têm curiosidade para saber o que elas pensam, como vivem e de que maneira lidam com o trabalho e o reconhecimento. “A inteligência gera liberdade e independência que atraem”, observa Fabíola. Pode-se afirmar que o homem está descobrindo uma “nova mulher”, aquela que se valoriza e não tem medo de ocupar seu espaço. “é uma mudança de comportamento positiva para os dois”, avalia. Ao mesmo tempo em que chama atenção, a inteligência também assusta. Em seu livro, o psicólogo Luiz Cuschnir descreve a história de uma mulher muito “poderosa” profissionalmente, que quer se casar e ter filhos, mas não consegue se satisfazer com os relacionamentos que encontra. “É o reverso da medalha, pois elas estão escolhendo homens mais interessantes também”, diz.
Sensualidade
Nem só de “popozudas”, “cachorras” e “funkeiras” vive o imaginário dos homens. Pelo menos é o que afirmam os terapeutas. A sensualidade, o mistério e os jogos a dois também são quesitos importantes. “A sensualidade, e não necessariamente a sexualidade explícita, é um atributo feminino que homens seguros buscam. Quando associada à feminilidade, faz com que eles ativem sua própria masculinidade. A mulher tem o poder de desenvolver no homem a sensação de ser mais viril”, comenta Luiz Cuschnir. A mulher segura e com auto-estima em dia consegue colocar os atributos físicos a seu favor, independente se eles estão nos padrões ditados pela mídia.
Bom humor é ótimo ingrediente
Nada como ter ao lado uma companhia agradável, sempre bem-humorada e que não coloca obstáculo a convites e muito menos gasta horas disparando críticas e se martirizando. O bom humor, tanto do homem quanto da mulher, torna o relacionamento mais prazeroso e, junto com outros componentes, é peça fundamental para garantir o sucesso de uma vida a dois. Grande parte dos homens reclamam que as mulheres são muito cobradoras, exigentes e que às vezes não percebem que estragam a rotina com suas flutuações emocionais. “O bom humor suaviza e cria um clima de harmonia que só melhora um relacionamento afetivo”, aponta o psicólogo Luiz Cuschnir.
Na cama
A maneira como a mulher estabelece sua relação sexual também norteia o interesse do homem. Segundo Cuschnir, são elas que “transformam” os homens em “bons de cama”, por isso eles continuam a valorizar esse aspecto. “Homens mais fechados podem esperar mais de uma mulher que os solte. Os recatados podem considerá-las como vulgar. Há uma infinidade de comportamentos determinantes para a relação”, lembra o psicólogo. Cuschnir ressalta que mesmo quando estão permitindo que elas tomem iniciativa na cama, os homens precisam se sentir ativos. “Eles não querem ter a sensação de estar com uma mulher-homem”, avisa.