Porque você está solteira?

Entrevista concedida para a revista Sou Mais Eu – Editora Abril – Helena Dias – 05/2011

Helena Dias: Existem tipos de comportamento femininos que impedem que ela deixe de ser solteira, mesmo que queira?

Luiz Cuschnir: Como um todo, agressividade tende a espantar os homens. Isso pode ser óbvio mas atitudes que ela apresenta podem ter a mesma implícita ou camuflada. Os homens que têm experiências ruins anteriores, sentirão isso, mesmo que não conscientemente, e se afastarão como um ato automático. Outros comportamentos como as primeiras impressões que eles terão (vestuário, maneira de falar ou agir), podem dar informações a eles que não serão bem aceitas. Uma coisa é o que ela fala, outra é o que ele percebe. Nos trabalhos do Gender Group® do Instituto de Psiquiatria do HC da FMUSP, os grupos de terapia focados nas questões de gênero (ser feminino ou ser masculino), sempre abordam esse assunto. As pacientes têm grandes surpresas ao perceberem esses aspectos que afastam os homens.

Helena Dias: Quais seriam esses comportamentos? (Eu pensei em: nível de exigência muito alto, trabalha demais/preocupação grande com a carreira, carente demais/assusta os homens) Estariam corretos? Existem outros?

Luiz Cuschnir: Todos esses podem afastar os homens, nem sempre os assustando, mas por não serem mulheres com este perfil que eles desejam. Mas mesmo esses podem ser motivos eles sentirem-se atraídos. Por ex. exigência alta, mesmo no trabalho, para certos homens podem mostrar que terão uma mulher compromissada e que não irá encostar o corpo, que ele poderá contar com ela. Mas se isso vier com uma carga agressiva e ele sentir-se rejeitado, ele estará perante uma mulher que não o coloca em situação de prioridade. A mesma coisa com a carência. Já atendi homens com o perfil de que querem mulheres dedicadas e disponíveis a eles. Não estão interessados nas que são completamente independentes, que tem uma série de compromissos só furam os que eles combinam. Outros que precisam de espaço livre para viver e uma mulher que está sempre pegando no pé dele e controlando o que ele faz, o irrita e tende a afastar-se dela. Mulheres pouco femininas, pouco vaidosas, sem muito cuidados consigo(corpo, roupa, higiene) podem afastar bastante.

Helena Dias: O que as mulheres que se enquadram em cada um desses perfis deve fazer se quiser deixar de ser solteira?

Luiz Cuschnir: Sabe o termo “reserva de mercado”…precisam dedicar-se a desenvolver o feminino de uma maneira que realmente deixem uma parte da vida para isso. Não dá para deixar de lado os cuidados pessoais, procurar um trabalho terapêutico que se conheçam mais e lidar com suas inseguranças que podem detonar os relacionamentos. Se você quiser dar o serviço meu do HC, tenho vagas para grupos de mulheres assim com de homens, que num determinado momento se encontram para trocar como estão sendo vistos. No caso, as mulheres terão dados do que passam para os homens sem perceberem.

Helena Dias: O senhor acha que seria possível fazer um teste breve, de dez questões, que a leitora da revista possa fazer para descobrir qual é o perfil dela?

Luiz Cuschnir:

    • Deixa de ligar para ele quando está muito cansada?
    • Costuma sair com ele sem se arrumar, como se fosse uma amiga antiga?
    • Não pede desculpas se tem que trabalhar num horário ou dia que tinham programas já combinados?
    • Faz questão de contar com quem namoraram e como foi o relacionamento?
    • Faz exercícios físicos regularmente?
    • Se preocupa e cuida se estiver acima do peso?
    • É feminina o tempo todo?
    • Telefona várias vezes por dia impedindo que ele tenha espaços livres e quer saber onde ele está naquele determinado momento?
    • Mesmo que esteja frequentando a casa dele há tempos, sente-se em casa e não pede licença para nada?
    • Faz cenas de ciúmes constantemente achando que está demonstrando amor por ele?

 

Share on: