Sete sinais de que ele não está tão a fim de você

Terra por – Daniela Talamoni Verotti – abril/09

Uma menina doce e que acabou de perder os dentes-de-leite não tira os olhos do seu primeiro amor. De repente, o garotinho se aproxima e consegue magoá-la com uma série de apelidos. A pequena corre aos prantos para os braços da mãe – que já tem uma resposta na ponta da língua para poupar o sofrimento. “Ele agiu assim porque, no fundo, gosta de você”. A cena clássica (que toda mulher já viveu em alguma fase da vida) arranca gargalhadas da platéia no começo do recém-lançado filme Ele Não Está Tão a Fim de Você (He’s Just Not That Into You, Estados Unidos, 2009). E, segundo especialistas, explica parte da eterna mania feminina de tentar transformar todo sapo em príncipe.

A comédia na telona é inspirada no best-seller de auto-ajuda de mesmo nome e aborda com bom humor a forma com a qual muitas mulheres costumam lidar com a rejeição – e que não as faz enxergar o óbvio. Um dos personagens masculinos do filme, por exemplo, serve de consultor emocional para uma típica romântica e aponta todos os foras “sutis” que a moça leva de seus pretendentes – como o do rapaz que diz ter uma viagem marcada quando ela tenta agendar um segundo encontro.

Mulheres são, sim, mais sonhadoras

O sexo feminino tem mais chance de se iludir em um relacionamento – e isso não tem nada a ver com submissão, fragilidade ou inocência.

“Os avanços conseguidos pela mulher na sociedade não mudaram sua essência emocional”, explica o psiquiatra e psicanalista Luiz Cuschnir, responsável pelo Centro de Estudos da Identidade do Homem e da Mulher (IDEN), em São Paulo.

De acordo com Cuschnir, as mulheres são mais românticas e – junto a essas vivências no jardim da infância, aos contos de fada, ao inconsciente coletivo do casamento e da maternidade e, por que não, às oscilações hormonais – costumam idealizar mais sobre o amor. Os homens, por sua vez, são cheios de defesas (às vezes, pautadas em preconceitos e estereótipos) e mais práticos. Isso explica por que elas conseguem – e eles não – listar uma série de desculpas para o parceiro não ter ligado no dia seguinte, ter esquecido a data de aniversário de namoro e até para aquela pulada de cerca. Para os homens, se a pretendente passa um número de telefone errado no primeiro encontro é porque não estava a fim do segundo – e pronto.

Apesar do contraste entre o que o homem e a mulher sentem, esperam e fantasiam em um relacionamento, há uma situação capaz de afetar na mesma medida tanto a percepção masculina quanto a feminina da realidade: a paixão. O filme mostra isso e é nesse momento que todo ser humano está suscetível a não enxergar que a chama do outro lado ainda não acendeu e, finalmente, a se iludir, como aquela menininha do jardim da infância. Para que isso não aconteça com você, o Terra, com base no filme e nas orientações de especialistas, listou sete sinais de quem ele não está tão a fim de você.

CONFIRA:

1. Ele diz que vai ligar e não liga:

Se o final do papo terminar com a troca de cartões e um “a gente se fala”, cuidado.

Só cuidado para não ser insistente demais. Homens têm pavor de invasão de privacidade e de perder a liberdade“, lembra o psiquiatra Luiz Cuschnir.

2. é impossível encontrá-lo:

O personagem do filme que faz uma espécie de “consultor emocional” para uma romântica incorrigível deixa bem claro: se o homem está a fim ele aparece de qualquer jeito. Portanto, o sumiço é um sinal evidente de que pode não rolar o romance que você sonhou.

3. Você não consegue prender toda a atenção dele durante uma conversa:

Uma cena do filme mostra o quanto isso pode ser um sinal de que ele não está a fim. A mulher não pára de falar, enquanto seu pretendente parece aflito para sumir dali e não pára de olhar para a moça ao lado. Na primeira oportunidade, ele deixa a romântica falando sozinha.

Mas Cuschnir alerta: muitos atenciosos podem ser apenas rapazes educados e não necessariamente estarem a fim. “Só depois de alguns encontros será possível verificar a diferença“, ensina.

4. Ele só fala sobre amenidades, foge dos assuntos pessoais:

Homens são mesmo mais fechados, mas isso pode significar que ele não quer intimidade nem um compromisso mais sério – especialmente se o tom da conversa permanecer o mesmo não apenas no primeiro encontro. E acredite: há homens que apresentam a pretendente à família como uma forma de conquistá-la.

Vai da mulher decidir o quanto de intimidade ela quer“, alerta Luiz Cuschnir.

5. Quer namorar em casa e passear só com os amigos:

Ficar em casa não é tão ruim assim, desde que eles estejam bem com isso e aproveitem o momento namorando, por exemplo“, explica Cuschnir.

6. Seu pretendente é um mentiroso incorrigível:

Os mentirosos não necessariamente deixaram de gostar da parceira, mas esse hábito podem minar a relação a qualquer momento. No filme, uma mulher casada foi capaz de perdoar o marido que confessou uma traição, mas pediu o divórcio quando descobriu que ele ainda fumava escondido – eles tinham um pacto sobre manter afastado esse vício, porque ela tinha sofrido com um caso de câncer de pulmão na família.

7. Ele não é companheiro para compartilhar os bons e maus momentos:

Esta é a maior queixa das mulheres em meu consultório“, conta a psicóloga Regina Domingues. Mas, cuidado, o fato de ele querer mudar de assunto toda vez que você fala de casamento não é necessariamente uma sinal de falta de companheirismo. Jennifer Aniston e Ben Affleck vivem um casal superfeliz no filme – mesmo sem ter se casado no papel -, e ela só percebe isso, quando manda o companheiro embora de casa, porque ele não quer se casar.

 

Share on: