Conversando com Dr. Luiz Cuschnir – Glorinha Cohen
PERGUNTA Consegui o que sempre sonhei, a indicação em ir no ano que vem para fora do país, chefiar uma área internacional na empresa que trabalho mas não tenho certeza se estou preparada para morar fora agora.
RESPOSTA Como não sei como é a sua exata situação, quais a sua situação atual e a sua experiêencia de vida, vou falar mais amplamento sobre o assunto. Essa situação é mais fácil para mulheres solteiras e com um apego menor à família de origem. Vínculos afetivos de casamento ou com pais e irmãos, sempre dificultam a saída da cidade onde vivem. Aceitar este desafio fica mais fácil para mulheres que já moram fora do lugar, casa ou cidade da família, ou já tiveram viagens com estadia longa anterior. Facilita muito já ter estado em outro lugar, saber o que é criar novos hábitos, arrumar um lugar para viver, criar rotinas e novas relações sociais. Além do desafio profissional há recompensas que podem ser econômicas, culturais, estilo de vida mais livre do que têm etc.
Se você têm a flexibilidade psicológica necessária para a mudança de costumes, será mias facil. Há pessoas sozinhas, sem vínculos familiares fortes nem constantes, mas que mantém uma rotina tão estrita, freqüentando sempre os mesmos lugares, tendo certos ritmos esteriotipados, dependendo até de clima e outras situações concretas, que terão grandes dificuldades em se adaptar. Já pessoas mais velhas, que já tiveram várias perdas afetivas, podem estar disponíveis para novos caminhos e terem grandes oportunidades nessa nova situação.
Trabalhe consigo mesma estas questões e tenha uma conversa sincera tentando responder se o que sempre foi um sonho, hoje tem o mesmo valor na realidade.