Conversando com Dr. Luiz Cuschnir – Glorinha Cohen
PERGUNTA Dr. Luiz, sou uma mulher sensível de 43 anos, separada e com um namorado há quase 10 anos que é um homem difícil de agradar e me disseram que estou sofrendo uma violência psicológica no meu relacionamento amoroso – como identificar e como resolver? Não posso contar mais detalhes, mas tenho muito medo dele.
RESPOSTA Há certos comportamentos que indicam que pode haver violência emocional no relacionamento como o medo de ser rejeitada fazendo com que se prepare constantemente para não errar, palavras com que um se dirige ao outro perdendo o respeito, extrapolando o cuidado que deveriam ter. Há também sintomas ou sinais psiquiátricos que indicam estar próxima a um quadro clínico como insônia, ansiedade, inapetência, comportamentos compulsivos, choro fácil etc. Da mesma forma há sinais físicos que indicam quadros psicossomáticos como os gastrointestinais, circulatórios, dermatológicos etc. Além disso pode haver a dependência extrema perdendo a noção dos próprios valores morais e éticos.
Você me perguntou sobre como pode resolver, mas é importante também você começar a se prevenir para não manter a situação. Ter sempre claro quem você é, seus valores etc. e prestar atenção nos comportamentos do seu companheiro para que perceba traços de personalidade que possam mostrar como isso pode comprometer o relacionamento futuro. Uma psicoterapia pode preparar para sair do relacionamento, se for a questão. Se há riscos de integridade física ou outros, se tiver alguém próximo que sabe do que acontece no dia-a-dia pode ser de alguma proteção assim como conhecer pessoas da parte do companheiro que possam se aliar para ajudar se necessário.