Você conheçe seu homem

Um grande desafio das mulheres

A mesma maneira que os homens têm dificuldades e se angustiam por não penetrar, compreender a alma feminina. No universo masculino: como entender a dinâmica masculina, aceitar e conviver bem com isso. As mulheres também sofrem por não encontrar no homem o companheirismo para compartilhar suas angústias e anseios. A comunicação é o meio que permite que cada um conheça melhor o outro. Não entender as dificuldades e as expectativas do outro, cria uma grande barreira. Rompê-la é o primeiro passo para que se estabeleça uma relação sadia e que contemple o bem-estar a dois. Tal dificuldade de se expor, que é implícita do jeito do homem ser, vem da construção social estabelecida desde a tenra idade, onde os papéis são pré-definidos, ou seja, os pais ensinam seus filhos os valores que deverão exercer e defender durante a vida. Espera-se que o homem, dentro de seus diversos papéis, seja forte, bem-sucedido, que esconda seus medos e que ainda seja protetor e provedor. De modo geral, estes são criados para serem auto suficientes, com isso têm dificuldade de solicitar, reclamar, intervir, questionar, discutir problemas pessoais e serem enfáticos fora do âmbito profissional.

VISÃO FEMININA

A mulher em contrapartida aprendeu a exercer seus papéis de mãe e dona de casa ao reproduzir de forma lúdica, o cotidiano feminino, sempre sendo afetiva e acolhedora, seja com os filhos ou marido e ao mesmo tempo com necessidade de ser cuidada e protegida por ele. A identidade psicossocial é definida por valores, comportamentos e atitudes que a sociedade considera apropriados em função da sua identidade biológica. O que define o gênero masculino, não na sua forma explicita, mas em sua alma, são os valores incutidos no homem. Está presente por meio do papel do guerreiro nobre e de armadura que tem que salvar a mocinha do perigo e com sua espada vencer o dragão. Já a mulher em contrapartida, muitas vezes é aquela presa na torre a espera de seu cavalheiro libertador, e o libertador aqui, encontra outros meandros simbólicos como depois de ser salva, será cuidada para sempre. Daí a história da Rapunzel e suas tranças, e outros tantos como da Cinderela. Isso tudo está incutido no desenvolvimento dos papéis de homem e de mulher, de uma maneira fantasiosa e se apresentam disfarçadamente no imaginário popular.

Dentro do possível os homens estão se libertando de suas máscaras, onde não precisam mais se mostrar sempre fortes e inatingíveis, permitindo se expor bem mais do que conseguiam antes. Indicam mais claramente o quanto dependem de um relacionamento afetivo, mesmo que as mulheres os estejam achando fracos devido a isto. Para isso, a mulher precisa aprender a interpretá-los melhor. A mulher ainda não transformou seus conceitos, do que pode esperar de um homem e agora passa a considerá-los muito frágeis para as expectativas que têm ainda de ter um homem mais forte do que ele é. Porém, muitas vezes, os homens ainda sente-se receosos em se admitir perante elas tão “desmascarados” por não acreditarem verdadeiramente que elas os irão aceitar como eles sentem seus conflitos.

EVOLUÇÃO 

O homem tem evoluido com mais sucesso em relação com a paternidade. A mulher apesar de inúmeras transformações, ainda se mantém ligada no contato físico, nas palavras e gestos que simbolizam o amor, exigindo do homem uma função que ele ainda não consegue desenvolver de acordo com as expectativas. O homem demonstra seu sentimento de outras maneiras, não tendo a necessidade de verbalizá-las porque não falar de suas angústias é uma forma de preservar-se da possibilidade de ser criticado, às vezes até mesmo de ser visto como tolo. Ele tende mais para o raciocínio a respeito das questões emocionais, deixando as vivências internas para si próprio. Expor-se pode demonstrar fraqueza e isso pode gerar um sentimento de vergonha, o que denunciaria sua sensibilidade. Sentimento para um homem pode ser sinônimo de fragilidade. Se assim for, ele o evitará a todo custo. É o que chamamos de emocionalidade restringida.

O fato de entender o que se passa com seu parceiro pode ser o segredo de viver melhor com ele. Não significa que seja a solução dos problemas, porém dá indícios de como lidar e evitar determinadas situações que atrapalham as relações conjugais. Enfim, receitinha de bolo ou manual de instruções ainda não foi inventado. É preciso aprender a respeitar o espaço individual do seu parceiro, as diferenças existentes em cada mundo definidas pelo seu gênero e tentar ser feliz. O caminho de se conhecer, quem você é como mulher, pode ajudar a conhecer este alguém especial para compartilhar o que é tão importante como a sua vida.

Share on: