Conversando com Dr. Luiz Cuschnir – Glorinha Cohen
PERGUNTA Dr. Luiz. Vou completar três anos de casamento e ele só não sabe que precisa dividir as responsabilidades com a mulher, Tenho 33 e cuido do nosso filho de um ano. Ele é uma pessoa ótima, trabalhador, honesto, mas fico com toda a responsabilidade de casa e da família. O que preciso mostrar a ele de que há mais coisas para um homem fazer?
RESPOSTA Sugiro que a conversa entre vocês mostre características importantes do homem moderno. Sempre aponto as transformações que ocorreram na sociedade onde a mulher ocupou espaços profissionais e econômicos e que o homem deixou de ser aquele que só trabalha fora e passa as outras responsabilidades para a mulher. Insista com ele mostrando o quanto ele vai ganhar em levar o filho à creche, ou buscá-lo, ou ajudando em casa e até cozinhando, se precisar. Com o passar do tempo ele se sentirá mais seguro e confiante, tanto nas decisões pessoais quanto profissionais. O tempo ensina e transforma o que estava arraigado propiciando comportamentos estereotipados que só mudam se a pessoa experimentar novas configurações dela em relação à vida..
No Gender Group® do Instituto de Psiquiatria do HC da Faculdade de Medicina da USP, que chefio e acompanho a evolução do homem contemporâneo, atende em psicoterapias essas questões. Há uma sessão padrão que usamos que aborda como o homem passa os seus valores para um filho ou uma filha. É muito interessante fazê-los refletir ao mesmo tempo sobre o que é ser homem e como vão transmitir isso aos seus filhos.