Programa Manual – Cristina Arcangeli
Existem homens que têm verdadeira adoração por pés. Eles não conseguem sentir prazer se não puderem tocar essa parte do corpo feminino.
A podofilia – fetiche pelos pés – foi registrada pela primeira vez na China antiga, quando as mulheres eram obrigadas a enfaixar os próprios pés para mantê-los pequenos e atraentes.
O Manual conversou com o psiquiatra Luiz Cuschnir, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, que disse que é normal sentir atração por qualquer parte específica do corpo, desde que isso não se transforme em fixação.
O problema passa a existir quando a atração se torna mais importante do que outros tipos de sentimento. “O fetiche se torna grave quando o fetichista não tem capacidade de amar o outro ser humano como um todo, transferindo o seu foco de desejo para uma parte, como os pés”, diz o médico.
Mais sério ainda são os casos de podolatria – pode parecer mentira, mas tem gente que sente prazer em ser pisado, de preferência, com um salto agulha. “A podolatria é a adoração pelos pés. Ela geralmente é associada ao sadomasoquismo, ou seja, a pessoa tem prazer com a própria dor”, afirma Cuschnir.
No site Feticheclub os pés são apontados como o principal objeto de desejo dos homens, com 35,84% dos votos, superando outras partes mais populares do corpo, como seios e bumbum.
Alguns psicanalistas acreditam que o fetiche por pés é tipicamente masculino e que normalmente está associado a algum trauma de infância.