PERGUNTA Depois de quase 8 anos em um namoro sério e fiel, estou solteiro de novo e livre para novas conquistas. Como voltar para essa “caça” e qual o segredo para poder conhecer moças e deixar claro que por enquanto não quero nada sério? É possível fazer isso sem parecer um completo cafajeste?
RESPOSTA Se você não está passando por um período de “luto” ou algo assim pelo fim de seu relacionamento e quer voltar para as conquistas e flertes, o ideal é se apoiar nos amigos solteiros para se atualizar em locais, baladas etc e se inteirar no que está acontecendo hoje. As amigas (antigas ou não) também podem lhe ajudar a entender o lado feminino da situação e ainda podem lhe apresentar outras amigas, assim como casais que estão te apoiando.
Se você não quer engatar um novo relacionamento mesmo, o ideal é espaçar encontros e evitar certas coisas como excesso de telefonemas à moça, por exemplo, para não passar sinais conflitantes. Ser sincero e dizer que você só quer curtir e não quer nada sério é o ponto de partida de um relacionamento honesto e quem sabe uma longa amizade, mas lembre que sinceridade excessiva pode ser um grande problema, mas pouca sinceridade também. Fique no meio termo, sempre percebendo em que terreno que está pisando. Se a situação não lhe dá condições de ser honesto, o melhor é nem tentar. Se for o contrário e a honestidade prevalecer, haverá um acordo tácito entre você e parceira e ninguém será o “cafajeste” (como você definiu) da relação.
Só gostaria de ressaltar que uma das boas características masculinas (e que poucas mulheres conseguem entender) é que homens conseguem racionalizar quando vão escolher uma companhia e pautam os prós e contras da pessoa com base nas experiências passadas. É uma espécie de “test drive”, onde várias características delas serão analisadas, e no final, você poderá, nesses encontros e na “caça” encontrar alguém que se mostre totalmente compatível com seu desejo. É justamente essa união entre o que você deseja e o que é real que vai lhe guiar para entender se deve ou não entrar em um novo relacionamento longo.