Mais de 50 – 3/11/2011 – Illana Ramos
Depois de conversarmos e entendermos quem seria a mulher dos sonhos dos homens com mais de 50, está na hora de saber quem é o homem ideal para as mulheres maduras. Algumas acham que é quase impossível, um “artigo de luxo”, enquanto outras acham que ele já existiu – inclusive em suas vidas –, bastando aprender a ver. De qualquer maneira, especialistas concordam que não existe uma pessoa “ideal” e reprovam a busca por esse parceiro impossível, mas afirmam que sonhar não faz mal à ninguém.
“Eu pensava que tinha encontrado o homem ideal e me enganei muito. Mas acredito, sim, que é possível a partir do momento que ambos se respeitam e que haja amor. Defeitos, todos nós temos, mas temos que aprender a entender uns aos outros. Mas já existiu um homem quase ideal em minha vida. Ele era carinhoso, responsável, uma maravilha de pessoa, mas era casado e conseguiu me enganar durante um ano”. Mesmo após uma decepção, Marivone, funcionária pública, de 53 anos, não deixou de acreditar que seu homem perfeito existe. As mulheres podem continuar sonhando com o homem ideal mesmo após os 50, mas, em geral, estão bem menos exigentes na hora de conceituar seu parceiro perfeito. imaginar um homem ideal já exclui a possibilidade de ele ser real, mas a existência dele também varia de acordo com o momento.
Para o psiquiatra e psicoterapeuta Luiz Cuschnir, “o ideal já parte do pressuposto que há alguém perfeito, que é um conceito relativo ao momento, à capacidade de avaliação, e à possibilidade de controlarmos variáveis incontroláveis é enorme. O que se pode dizer é que sabemos em maior ou menor profundidade o que se deseja de alguém como companheiro. As mulheres mais maduras verificam a realização pessoal, nível intelectual, estabilidade econômica e formação familiar (às vezes, religiosa) estão muito interessadas em ter alguém para sair, conversar e que seja cúmplice nas angústias e momentos de solidão. Mas, de qualquer forma, esse desejo deve incluir a maior gama possível de características, assim não fica restrito a itens que por si só, tendem a excluir outras possibilidades de relacionamento extremamente ricas”.