Homem – Pedaço Adolescente / Adolescente – Pedaço de Homem

Adolescente – Pedaço de Homem

adolescente-pedaco-homem

Homem/Adolescente são dois livros em um, mas fundamentais e complementares. Em Adolescente, o autor mostra que os jovens encaram o mundo como algo a ser trasformado, reformulado com a sua presença, mas eles consideram isso muito complicado, pois nunca sabem se estão certos ou não.

Para Cuschnir, o adolescente tenta enxergar alternativas, mas só vê e conhece os caminhos do pai. Inveja as conquistas “do velho” e até admira, mas sente-se muito diferente dele. Ou então discorda de tudo o que o pai representa e implica com o jeito dele ser, embora no fundo se sinta muito parecido com ele. A identidade adulta não surge de repente, depois dessa fase de contestações.homem-adolescenteO autor analisa o que ocorre com o adolescemte que todos os homens têm dentro de si; como ele vê o adulto que está se formando dentro de si; o que para ele é ser homem hoje; como vivencia sua relação com o pai.

Em Homem, o Dr. Cuschnir propõe um modelo para o “novo homem”, que signifíca estar outra vez atento a cada momento, aberto a cada situação, receptivo a cada novo conhecimento.

Editora Saraiva, 1994

Tags:, , ,