Pesquisa Nestlé: O controle é uma característica feminina? Por que? Da onde vem essa necessidade feminina de controlar?
Luiz Cuschnir: Não dá para dizer que é característica feminina pois homens também são controladores, às vezes com as mulheres, com os filhos e muitas vezes com as finanças. Mas podemos falar alguma coisa do jeito delas controlarem e de onde podem surgir essas posturas em geral mas sempre tendo em mente que são aspectos que podem ser encontrados mas não são em todos os casos.
Pesquisa Nestlé: Por que, em geral, a mulher é mais controladora que o homem?
Luiz Cuschnir: Quando a mulher controla, ela tenta manter algo com ela que a confirme como capaz. Alguns papéis como de companheira (esposa, namorada) tem o objetivo de possuir, de tomar a posse, que está vinculada a competição com as outras mulheres. Por isso que quando perdem o controle ou até têm o relacionamento falido, dá uma sensação de vergonha, de não terem sido capazes de segurar o que deviam. Perderam para as rivais e pode estar afetando a segurança do seu feminino, do quanto se sentem capazes como mulheres nesse senso.
Pesquisa Nestlé: Por que algumas mulheres são mais controladoras do que outras?
Luiz Cuschnir: Quando é relacionado a filhos tem muito a ver com o cuidar, aprendem que controlar é estar cuidando e também amando. Quanto a casa, também podem expressar o desejo de serem valorizadas e se em excesso pode indicar a baixa autoestima e desejarem sobressair e até serem muito elogiadas para se sentirem confirmadas. Há mulheres que se sentem inferiorizadas em certos aspectos e supervalorizam o cuidado que têm com a casa.
Pesquisa Nestlé: Que elementos despertam essa necessidade de controlar?
Luiz Cuschnir: Isso também pode aparecer na relação com o homem, sendo uma maneira de acharem que estão demonstrando amor dessa maneira. Isso pode confundir a expressão do amor, inclusive sufocando, afastando e agredindo a possibilidade de transitar nessa esfera amorosa.