Sobre

Português

Com mais de 45 anos de experiência em Psiquiatria e Psicoterapia com adolescentes, adultos, casais e famílias, o Dr. Luiz Cuschnir se tornou o mais respeitado especialista brasileiro nas questões do feminino e masculino, sendo o idealizador e chefe do grupo de psicoterapia GENDER GROUP® do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do IDEN – Centro de Estudos da Identidade do Homem e da Mulher.

Formado em Medicina pela FCMS – Faculdade de Ciências Médicas de Santos com Graduação e Mestrado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Teve especialização em psicodrama pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo, pelo Instituto J. L. Moreno da Argentina e pelo World Center of Psychodrama, no Moreno Institute, em Beacon, N.Y. Tem a titulação de professor, supervisor e terapeuta de alunos da FEBRAP – Federação Brasileira de Psicodrama. Estagiou na MenCenter Clinical – Executive Psychologists, Washington, D.C, EUA. Formado como terapeuta de EMDR – Eyes Movement Desensitization and Reprocessing. Terapeuta certificado em Brainspotting – Reprocessamento de Pontos Cerebrais. Mais recentemente integra a Espiritualidade em seu trabalho, como recomenda a World Psychiatrist Association, como uma ampliação no entendimento e tratamento da prática clínica (vide os trabalhos “DESPERTAR DO SER NO HOMEM E NA MULHER”). Autor de dezessete livros e consultor especializado para diversos grupos de mídia, Luiz Cuschnir exerce sua atividade profissional como psicoterapeuta em uma clínica particular no bairro do Paraíso em São Paulo. Tem experiências de trabalho em empresas, desenvolvendo profissionais levando em conta a energia masculina e feminina no ambiente de trabalho. Consultor frequente em varios veiculos de comunicação de mídias.

Biografia

Eu poderia ter sido engenheiro, arquiteto ou administrador de empresas, mas quando assisti ao filme “Freud, Além da Alma” me fascinei com a Psiquiatria e decidi meu destino profissional. De repente, aos 17 anos, me vejo longe da família, cursando medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Santos, mas ao invés de me dedicar apenas à Psiquiatria, resolvi estudar todas as matérias médicas. Queria me preparar mais amplamente primeiro. Assim, experiências passando em um difícil concurso para acadêmicos no Hospital Maternal de São Paulo, por um ano trabalhei na maternidade fazendo partos, além de ao longo dos primeiros anos de faculdade acompanhar cirurgias gastroenterológicas, plásticas e ginecológicas. Freqüentei inúmeros congressos e cursos de outras áreas, além de ter sido o diretor social do diretório acadêmico, promovendo grandes eventos para a faculdade. Aí, no 5º ano, chegou a hora de focar e me mantive totalmente voltado para a área da psiquiatria e da psicoterapia.

Após o meu primeiro contato com a psicoterapia junguiana, me aproximei do psicodrama, ainda no internato do curso de medicina, cursando a formação para terapeutas. Foi aí que um colega me sugeriu pedir para minha família, de presente de formatura, um estágio diretamente com o criador do psicodrama, o J. L. Moreno: “Você não sabe quanto tempo ele ainda vai viver…” disse ele. Eu tinha a possibilidade de fazer meu estágio optativo final do curso de Medicina lá no Instituto Moreno em N.Y e assim o fiz. Como o casal J. L. e Zerka morava na propriedade onde os estudantes tinham a sua residência, o meu contato com eles era também fora dos horários de trabalho psicodramático. Era uma rotina de treinamento intensa, nos sete dias da semana, com três sessões de três horas por dia, e nos tempos livres, eu aproveitava para ir à casa deles onde me encontrava com Jonathan, o único filho do casal, de quem sou amigo até hoje. Também saia com Zerka para fazer compras de supermercados, principalmente guloseimas para nos energizar naquele inverno rigoroso, ao norte do estado de Nova York, enquanto fazíamos os psicodramas de nossas vidas para tratarmos e treinarmos o papel de psicodramatista. No ano seguinte, aqui no Brasil, recebo uma carta de Zerka me informando que J.L. Moreno havia falecido. Ele foi enterrado naquela mesma propriedade onde eu havia passado por aquela preciosa formação. Completando com mais horas de treinamento, o único psicoterapeuta brasileiro a se formar no Instituto, com o privilégio de ter tido essa experiência única de convivência psicodramática, o verdadeiro psicodrama moreniano, o “viver o psicodrama”.

Em uma segunda estada no Instituto, já sob o comando de Zerka, comentei com Jonathan Moreno que não me conformava por não haver uma publicação em livro da autobiografia do grande médico. Acabei eu mesmo editando a obra, completei com notas, coloquei minhas fotos com eles, criei uma capa com uma imagem dele e no fundo o nome dele escrito em hebraico. O livro foi publicado no Brasil pela Editora Saraiva. Mais recentemente a editora Summus republica este texto.

Nos meus primeiros anos como psicoterapeuta, atendi um número grande de adolescentes. Nas sessões vinculares, entre pais e filhos, apareciam as dificuldades de comunicação amorosa dos homens e seus filhos, coisas que envolviam afeto masculino e mostrando grandes lacunas a serem transpostas para que ambos experimentassem a amorosidade entre homens. Paralelo a isso, devido ao crescente movimento feminista, estavam ocorrendo grandes transformações no universo feminino que afetava drasticamente em como eles iriam responder às mulheres em suas solicitações. Estes dois assuntos se imbricavam ao se tratar dos papéis de pai e mãe, valores dentro e fora de casa, paradigmas de educação de filhos e conflitos psicológicos. Descobri um curso em um congresso da Intenational Association of Group Psychotherapy and Group Processes em Amsterdam e lá vivenciei o que estava sendo desenvolvido na área psicanalítica clássica a respeito de grupos de gênero. Fiquei fascinado e encontrei uma chave para desenvolver algo aqui no Brasil. Um convite da Sociedade de Psicodrama de São Paulo para justamente expor as novidades desse congresso me deu a chance de implementar um workshop com terapeutas interessados nessa nova abordagem. Ao mesmo tempo, arrisquei fazer o primeiro grupo só de homens no consultório apesar da resistência de pacientes e até entre profissionais tradicionais que não tinham nenhum contato com a questão dos gêneros além da temática dos direitos sociais da mulher. Pelos preconceitos que percebia ao apresentar este trabalho, resolvi denominá-lo “Gender Group” em inglês – grupos de gêneros “pegavam mal”. Não se realizavam trabalhos psicoterapêuticos focados diretamente nas questões conflitivas que o homem e a mulher viviam perante essa mudança paradigmática do ser um Novo Homem e um Nova Mulher. Esse primeiro grupo me levou às “páginas amarelas” da revista Veja pela primeira vez e a mídia me descobriu como consultor de reportagens a respeito das novas visões do Masculismo. Nessa ocasião sou denominado por outra revista como precursor também luiz2de um movimento com esse nome, confundindo o meu papel de estudioso e terapeuta com líder de um movimento social que defendia os homens. Sempre escrevendo a respeito dessas experiências, fui estudando e criando novos grupos terapêuticos de vivências. Levei vários homens e mulheres para Águas de S. Pedro e trabalhei com eles em separado e em conjunto, dentro do hotel Jerubiaçaba e do Bosque da cidade.

Criei inúmeros formatos de abordagens psicoterapêutica e temas onde o foco era o repensar o masculino e o feminino para cada um e surgiram várias oportunidades de apresentar estas concepções em diferentes cantos do Brasil. Aproximar homens e mulheres nessas questões ainda tão confusas dava a dimensão do quanto se precisava desenvolver o mundo interno do homem e da mulher de diferentes culturas, estados e religiões, para se propiciar o acesso a novos paradigmas da sociedade em transformação.

Iniciei a minha carreira de autor sem imaginar a dimensão para onde eu estaria me dirigindo. Em uma outra oportunidade, quando em contato com a ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, tive o apoio para um estágio no MenCenter® – Clinical Executive Psychologists em Washington, D. C., E.U.A com Alvin Baraff, Ph. D., também precursor de novas visões do Masculismo. Lá tive mais experiências de atendimentos específicos a executivos, especialmente funcionários públicos americanos. Fui presidente sul-americano do 1st. International Congress of Man em Toronto, Canadá além outros tantos congressos e conferências que estimularam meus estudos sobre gêneros.

Posteriormente me solicitaram levar este trabalho para o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas onde eu já trabalhava desde a minha Residência em Psiquiatria, nessa ocasião já como Supervisor de Residentes. Lá criei um estudo formal científico para grupos de homens com aplicação de diversos instrumentos estatísticos de pesquisa. Concebi procedimentos psicodinâmicos específicos para se trabalhar com o gênero masculino e desenvolver questões dos conflitos emocionais em homens. Depois de três anos de estudos e assistência em campo, apresentei em uma dissertação de mestrado “Masculismo, um estudo dos conflitos emocionais masculinos através do GENDER GROUP®“. Comprovo estatisticamente a eficácia dessa abordagem psicoterapêutica grupal que criei para esse fim. Ao mesmo tempo estudo profundamente a psicodinâmica masculina nestes grupos. Algum tempo depois, ampliei a mesma abordagem para as mulheres e expandindo o serviço de psicoterapia cada vez mais, passei a trabalhar nesta mesma perspectiva com todas as faixas de adultos interessados, inclusive pacientes com idade mais elevada.

Ao longo de mais de 45 anos me dedico aos estudos das questões emocionais dos homens e mulheres, com pesquisas e assistência oferecidas aos que procuram este serviço de psicoterapia. A abordagem DESPERTAR DO SER completa mais um ciclo desses estudos. Paralelamente, na área de ensino, desenvolvo o papel de psicoterapeuta de profissionais interessados em se aperfeiçoar no meu trabalho.

Vários livros foram surgindo depois de uma segunda “páginas amarelas” da Veja..

por-dentro

Ainda Vale a Pena

Academia de Inteligência, 2015

jeito-de-falar

Jeito de Falar

Companhia Editora Nacional, 2017

por-dentro

Por Dentro da Cabeça dos Homens

Academia/Editora Planeta, 2013

mulher-segredos

A Mulher e Seus Segredos

Desvendando a Alma Feminina – Editora Larousse do Brasil, 2008

bastidores

Os Bastidores do Amor

Sentimentos e buscas que invadem nossos relacionamentos – Editora Alegro, 2004

relacao-homem-mulher

A Relação Mulher&Homem

Uma história dos seus encontros e diferenças – Editora Campus, 2003

homens-sem-camascara

Homens sem máscaras

Paixões e segredos dos homens – Editora Campus, 2002

homes-mascaras

Homens e suas máscaras

A revolução silenciosa – Editora Campus, 2001 (co-autoria com Elyseu Mardegan Jr.)

jl-moreno

J. L. Moreno

Autobiografia – Editora Saraiva, 1997

masculino2

Masculino

Como o Homem se Vê / Feminina – Como o Homem vê a Mulher – Editora Saraiva, 1995

homem-adolescente

Homem, um pedaço adolescente

Adolescente, pedaço de Homem – Editora Saraiva, 1994

masculino

Masculino/Feminino

Editora Rosa dos Ventos, 1992

Co-autoria

Luiz Cuschnir também foi co-autor dos seguintes livros:

Amor e Sexualidade

A resolução dos preconceitos– Editora Ágora, 1999

o-psicodramaturgo

O Psicodramaturgo J.L.Moreno

Casa do Psicólogo – Editora e Livraria, 1990

Atualmente tenho levado o GENDER GROUP® para dentro de empresas, com uma abordagem de ampliar equipes no desenvolvimento dos relacionamentos profissionais levando em conta o masculino e o feminino, que identifica conflitos empresariais e desenha palestras, debates, dinâmicas, workshops e cursos vivenciais para desenvolvimento de equipes e profissionais em função do potencial individual e inter-relacional nas empresas. Com esse enfoque apliquei com sucesso sua abordagem em corporações como Banco Itaú, ABN Amro Bank, Banco Real, CHESF, Eletrenge, Unilever, O Boticário, Colégio Bandeirantes, Comissão do Direito da Mulher (Min. Justiça, Brasília), MARE (Min. Adm. e Reforma do Estado, Brasília), Inst. de Psiquiatria (HC da FMUSP), Palas Athena, Universo do Conhecimento – Master School, ACAUSA (Santos, S.P.), Caixa de Benefícios dos Advogados (OAB-MT), Ministério da Justiça- BR, Ministério da Administração e Reforma do Estado, Sindicato de Empresários de Transporte de Santa Catarina, CEMIG, Federação Israelita do Estado de São Paulo, Loja Maçônica Grande Oriente (MT), Clube Athético Paulistano e Associação Brasileira A Hebraica, entre outras. Hoje, com mais de 40 anos de experiência acumulada e treze livros publicados, divido minha vida entre minha clínica de psicoterapia particular no bairro do Paraíso em São Paulo, o trabalho de Chefe do GENDER GROUP® no Serviço de Psicoterapia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e como consultor especializado para diversos grupos de mídia, programas de TV e websites.

English

Biography

Psychiatrist and Master in Psychiatry (“Masculism, a study through GENDER GROUP®“) by the University of São Paulo’s School of Medicine. Psychotherapist in Private Practice for adults, couples and families, specializing in the relationships between man and woman. GENDER GROUP® coordinator and supervisor at the Department of Psychotherapy at the Institute of Psychiatry Clinical, Hospital of the Medical School, University of São Paulo. Board Member (2000/2007) of the IAGP (Int’l Association of Group Psychotherapy and Group Processes). Psychodrama Director by Moreno Institute, Beacon, N.Y. U.S.A., Moreno Institute, Argentina/Brazil and FEBRAP ((Brazilian Federation of Psychodrama). EMDR Therapist (Eyes Management Dissensitization and Reprocessing) Brainspotting therapist ( Braisnpotting me processing) Intern at MenCenter® Executive Psychologists in Washington, USA. Follows the work of Theda Basso’s Transpersonal Psychology. Presentations at seminars, lectures and workshops and, as well as Enterprise Development for the following companies, among others:

  • Banco Itaú
  • AbnAmro Bank
  • Banco Real
  • CHESF
  • ELETRENGE
  • UNILEVER
  • O Boticário
  • Colégio Bandeirantes
  • Rights Commission of Women­ Brasil
  • GOB-MT (Freemasonry)
  • Cash Benefit of Lawyers (OAB-MT)
  • Ministry of Justice – BR
  • Ministry of Administration and State Reform ­ Brazil
  • Union of Transport Entrepreneurs of Santa Catarina – Brazil
  • Clube Athlético Paulistano
  • Associação Brasileira A Hebraica
  • Associação Paulista de Medicina
  • Colégio Santa Maria
  • Thompson Publicidade
  • Palas – Athena
  • Universo do Conhecimento – Master School
  • A Causa – Santos. SP
  • Instituto de Psiquiatria do HC da FMUSP
  • Instituto do Coração – INCOR da FMUSP
  • Insper – SP
  • Fundo Comunitário da Fundação Esraelita de São Paulo
  • Praxis International – França

Author of books about gender issues:

por-dentro

Por Dentro da Cabeça dos Homens

(Inside men’s head)
Editora Acadêmia Planeta, 2013

mulheres-poderosas

Como Mulheres Poderosas se tornam Mulheres Conquistadoras

(How poneres women turn fo be conqueced women)
Editora Planeta, 2012

mulher-segredos

A Mulher e Seus Segredos

Desvendando a Alma Feminina
(The Woman and Her Secrets – The map of the female soul)
Editora Larousse do Brasil, 2008

bastidores

Os Bastidores do Amor

Sentimentos e buscas que invadem nossos relacionamentos
(Backstag of Love – Feelings and persuits that invade the relationships and how to deal with them)
Editora Alegro, 2004

relacao-homem-mulher

A Relação Mulher&Homem

Uma história dos seus encontros e diferenças
(Man & Woman Relationship – A story of their encounters and differences)
Editora Campus, 2003

homens-sem-camascara

Homens sem máscaras

Paixões e segredos dos homens
(Men Without Masks – passions and secrets of men)
Editora Campus, 2002

homes-mascaras

Homens e suas máscaras

A revolução silenciosa
(Men and their masks – A silent revolution)
Editora Campus, 2001 (co-autoria com Elyseu Mardegan Jr.)

jl-moreno

J. L. Moreno

Autobiografia
(J. L. Moreno – An autobiography)
Editora Saraiva, 1997

masculino2

Masculino

Como o Homem se Vê / Feminina – Como o Homem vê a Mulher
(Masculine – How the man sees himself / Feminine – How a man sees a woman)
Editora Saraiva, 1995

homem-adolescente

Homem, um pedaço adolescente

Adolescente, pedaço de Homem
(Man – Part teenager / Teenager – Part man)
Editora Saraiva, 1994

masculino

Masculino/Feminino

(Male / Female)
Editora Rosa dos Ventos, 1992

Luiz Cuschnir is co-author of:

a-psicoterapia-na-instituicao-psiquiatrica

A Psicoterapia na Instituição Psiquiátrica

(Psychotherapy in Psychiatric Institution)
Editora Ágora, 1999

a-psicoterapia-na-instituicao-psiquiatrica copy 2

Amor e Sexualidade

A resolução dos preconceitos
(Love and Sexuality – The resolution of the prejudices)
Editora Ágora, 1999

o-psicodramaturgo

O Psicodramaturgo J.L.Moreno

Casa do Psicólogo
(The psychodramatist J.L.Moreno – House of Psychologist)
Editora e Livraria, 1990

Español

Biografia

Psiquiatra y Mestre en Psiquiatría ( “Masculismo, un estúdio por el GENDER GROUP®“) por la Facultad de Medicina de la Universidad de Sao Paulo. Clínica particularmente psicoterapia de adultos, casal e familia, especialista en relaciones de los géneros masculino y femenino. Supervisor y jefe del GENDER GROUP® del Servicio de Psycoterapia del Instituto de la Psiquiatría del Hospital das Clínicas de la Facultad de Medicina de la Universidad de São Paulo. Miembro del Consejo (2000/2007) del IAGP (Int’l Asociación de la Psicoterapia del Grupo y de los procesos del grupo). Edictor da Globeletter da IAGP. Título de director en Psicodrama por: Instituto Moreno, Beacon, N.Y. E.U.A., Instituto Moreno, Argentina/Brasil y FEBRAP (Federacion Brasileña de Psicodrama). Presenta seminários, classes y workshops como también actividades de desarollo empresarial como entre otros:

  • Banco Itaú
  • AbnAmro Bank
  • Banco Real
  • CHESF
  • ELETRENGE
  • UNILEVER
  • O Boticário
  • Colégio Bandeirantes
  • Comisión de Derecho de la Mujer ­ Brasil
  • GOB-MT (Maçonaria)
  • Beneficios de Abogados de efectivo (OAB-MT)
  • Ministerio de Justicia ­ Brasil
  • Ministerio de Reforma de la Administración y el Estado ­ Brasil
  • Unión de Empresarios de Transporte de Santa Catarina – Brasil
  • Clube Athlético Paulistano
  • Associação Brasileira A Hebraica.

Autor de libros en las temáticas de género:

por-dentro

Por Dentro da Cabeça dos Homens

(Dentro de la mente de los hombres)
Editora Acadêmia Planeta, 2013

mulheres-poderosas

Como Mulheres Poderosas se tornam Mulheres Conquistadoras

(Como mulheres poderosas se convierten en mujeres colonizadoras)
Editora Planeta, 2012

mulher-segredos

A Mulher e Seus Segredos

Desvendando a Alma Feminina
(La mujer y sus secretos – El mapa del alma femenina)
Editora Larousse do Brasil, 2008

bastidores

Os Bastidores do Amor

Sentimentos e buscas que invadem nossos relacionamentos
(Detrás de Escena de Amor – Los sentimientos y las búsquedas que invaden las relaciones y cómo tratar con ellos)
Editora Alegro, 2004

relacao-homem-mulher

A Relação Mulher&Homem

Uma história dos seus encontros e diferenças
(Relación hombre & mujer – Una historia de sus encuentros y diferencias)
Editora Campus, 2003

homens-sem-camascara

Homens sem máscaras

Paixões e segredos dos homens
(Hombres sin máscaras – Las pasiones y secretos de los hombres)
Editora Campus, 2002

homes-mascaras

Homens e suas máscaras

A revolução silenciosa
(Los hombres y sus máscaras – Una revolución silenciosa)
Editora Campus, 2001 (co-autoria com Elyseu Mardegan Jr.)

jl-moreno

J. L. Moreno

Autobiografia
(J. L. Moreno – Una Autobiografia)
Editora Saraiva, 1997

masculino2

Masculino

Como o Homem se Vê / Feminina – Como o Homem vê a Mulher
(Masculino – Cuando el hombre ve a sí mismo / Femenino – Cómo un hombre ve a una mujer)
Editora Saraiva, 1995

homem-adolescente

Homem, um pedaço adolescente

Adolescente, pedaço de Homem
(Hombre – Una pieza adolescente / Jóven – Un pedazo de hombre)
Editora Saraiva, 1994

masculino

Masculino/Feminino

(Hombre / Mujer)
Editora Rosa dos Ventos, 1992

Luiz Cuschnir es co-autor de:

a-psicoterapia-na-instituicao-psiquiatrica

A Psicoterapia na Instituição Psiquiátrica

(La Psicoterapia en la Institución Psiquiátrica)
Editora Ágora, 1999

a-psicoterapia-na-instituicao-psiquiatrica copy 2

Amor e Sexualidade

A resolução dos preconceitos
(Amor y sexualidad – La resolucion el precoceitos)
Editora Ágora, 1999

o-psicodramaturgo

O Psicodramaturgo J.L.Moreno

Casa do Psicólogo
(El psicodramatista JL Moreno – La casa de el Psicólogo)
Editora e Livraria, 1990