O Gender Group® é um modelo diferenciado de psicoterapia, baseado em aspectos psicodinâmicos relacionados às questões de gênero e atende às crescentes necessidades de conscientização na ampliação e atualização do relacionamento entre o homem e a mulher.
Desde a sua criação na década de 1980, o Gender Group® se propõe a tratar dos conflitos existentes na atualidade, relacionados à intensa transformação dos papéis de homem e de mulher na sociedade.
O QUE É GENDER GROUP®?
A abordagem do tema de gênero é de vital importância para a identidade do homem e da mulher na contemporaneidade. As mudanças dos antigos paradigmas entre os sexos necessitam ser esclarecidas e evidenciadas de acordo com as possibilidades de cada um, devem ser reestruturadas em relação às individualidades e particularidades de cada pessoa, levando-se em conta seu ambiente familiar, social e profissional. As distintas faixas da idade adulta e do envelhecimento necessitam ser reconhecidas e atendidas de acordo com as novas concepções da sexualidade que é ser Homem e Ser Mulher.
Este é o único trabalho psicoterapêutico grupal relacionado com as questões de gênero no Brasil, que abrange homens e mulheres com esta perspectiva inovadora e ao mesmo tempo contemporânea. O diferencial deste trabalho com pacientes masculinos e femininos é a proposta de, dentro de um curto prazo, atingir terapeuticamente os temas importantes para a confirmação do Ser Homem e Ser Mulher na atualidade.
PARA QUE SERVE?
Aplicação em Psicoterapia Individual
A partir de uma visão onde o Ser Homem e Ser Mulher originam todos os papéis que cada pessoa desempenha na vida, como de profissionais, de pai/mãe, de namorado/marido, de namorada/esposa, de amigo etc, entende-se como todos estão influenciados e atingem fortemente a temática do masculino e feminino. Independentemente da idade, em cada tema ancora-se a questão básica da formação da identidade. Quando se esclarece e se estrutura melhor esses papéis, localiza-se conflitos a serem resolvidos. O desenvolvimento individual se estabelece com o fortalecimento da masculinidade e da feminilidade correspondentes, propiciando melhores relacionamentos e por conseguinte, uma vida mais plena e satisfatória.
Aplicação em Psiquiatria
Ansiedade, depressão e outros quadros psiquiátricos que tenham relação com distúrbios psicológicos frequentemente causam mais pertubações, atingindo indivíduos nas questões referentes ao Ser Homem e Ser Mulher. Todas as possibilidades de se trabalhar psicoterapeuticamente as questões emocionais que sofrem consequências desses quadros, são altamente benéficas para a recuperação e prevenção de crises dessas patologias.
Aplicação em situações vitais emocionalmente dolorosas
Separações amorosas e conjugais, conflitos psicológicos relacionados ao desenvolvimento pessoal e social, readaptação a novos status na sociedade (profissional, aposentadoria, casamento, questões do envelhecimento etc), conflitos familiares, perdas vitais importantes (econômicas, lutos, migrações e imigrações, etc). A ampliação da compreensão dos papéis de homem e de mulher permite a melhora da auto-estima, e a elaboração dos conflitos familiares, sociais e profissionais.