REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE O PREFEITO ELEITO JOÃO DORIA

(Reportagem especial sobre o prefeito eleito João Doria (PSDB)

Será um perfil com informações sobre as preferências, qualidades e até algumas manias do futuro prefeito. )

Precisamos saber do sr. até que ponto as manias de uma pessoa, como estas citadas, são normais? E quando elas deixam de ser um excesso de zelo e passam a ser doença?

Há  uma tendência a generalizações de diagnósticos psiquiátricos na medida em que as  informações como um todo passam a ser de domínio e acesso público.

Paralelo a isso, informaliza-se termos no sentido de definir algum comportamento mas que somente estão evidenciando traços ou características de comportamento de uma certa pessoa, sem nenhuma indicação que estaríamos em contato com alguém com qualquer distúrbio psiquiátrico merecendo um diagnóstico que passa a ser uma rotulação sem fundamento.

As pessoas em geral têm traços de caráter, aspectos relacionados a atitudes que a diferenciam das outras. Com tintas mais fortes em alguns aspectos, mostram assim a sua maneira de se comportar e interagir com o mundo.

Organização não é sinônimo de doença, assim como um cuidado estético ou de higiene.

Ligar para estética pode indicar uma pessoa ligada na composição de diversos aspectos e o desejo de harmonizá-los.

Prestar atenção nos cuidados de higiene pode indicar um nível maior de informação a esse respeito e o desejo de preservação da saúde.

Ser metódico pode indicar uma pessoa que tem estratégias bem definidas e quem sabe acompanhadas de uma linha de raciocínio que é composto por etapas que favorecem atingir as metas dos projetos a que se dedica.

 

Gostaria também que o sr. explicasse o que é TOC e como a pessoa ou familiares pode identificar a doença e buscar ajuda.

Excessos em tudo isso, tirando a pessoa da rotina, repetições de comportamentos impedindo que a pessoa siga os passos do seu dia-a-dia, podem ser indicativos da necessidade de tratamento.

Casos mais severos, impedem a pessoa de cumprir compromissos ou provocam a partir dessas atitudes, danos ao percurso de vida.

Nestes casos cabe uma avaliação de um especialista em Psiquiatria.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,