Relações Tóxicas

DETOX EMOCIONAL: Como fugir da relação tóxica, um veneno da modernidade

                                                      Entrevista da revista VIP – outubro, 2015 (Lidice-Bá)

Sua vida pode estar sendo detonada por confusão, estresse, tensão e até dor. Sabe quem pode estar envenenando você? O   irmão, seu chefe, a namorada, o amigo.

COMO DIZIA SARTRE, O INFERNO SÃO OS OUTROS!

Dois mil anos antes de Cristo os gregos já usavam flechas envenenadas. Para criar fumaça tóxica durante os combates, os espartanos tocavam fogo no piche. Na Primeira Guerra Mundial, os alemães foram pioneiros no uso de gás asfixiante. Mesmo quem nunca pisou em um campo de batalha pode ter que lidar com as guerras tóxicas atuais, da nossa vida diária. Ela são travadas dentro de casa, nos escritórios, nas festas, nos bares. Quais as substâncias nocivas usadas? Frases venosas, atitudes sufocantes, gestos agressivos. As vítimas? Nossas relações com parceiros, chefes, amigos e familiares.

O irmão invejoso, o amigo competitivo, o chefe prepotente, a namorada controladora…Pode reparar: tem sempre um personagem desse tipo no meio de uma relação tóxica. A boa notícia é que nem sempre duas pessoas que se gostam precisam dar um ponto final em um relacionamento intoxicado. “Existem várias formas de se blindar”, orienta o psicoterapeuta e psiquiatra Luiz Cuschnir. “A pessoa precisa se fortalecer e descobrir exatamente o que está fazendo mal. Assim começa a desintoxicação.”

 

A FIM DE ROMPER COM ELA?    

Jogue limpo e saia bem na foto.

Fuja desse Veneno

 

ESPECIALISTA DÁ DICAS DE COMO LIDAR COM GENTE TÓXICA

“Estabilidade aqui é a capacidade de se desviar”

O psicoterapeuta e psiquiatra Luiz Cuschnir, chefe do Gender Group do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, é o autor do livro Ainda Vale a Pena (Editora Planeta). A obra propõe novas saídas para casais em crise. Nesta entrevista, Cuschnir ensina maneiras de lidar com gente tóxica.

COMO DETECTAR QUE VOCÊ ESTÁ NUMA RELAÇÃO TÓXICA? Uma das principais formas é pelo nível de dependência, a necessidade que a pessoa tem de recorrer à outra, como droga. Se faltar autocontrole já é um sinal. A relação tóxica é aquela que interfere na qualidade do trabalho, da vida social e, claro, no seu físico.

POR QUÊ? Porque depois de uma briga a pessoa não consegui dormir direito, por exemplo. Imagine quem vive em briga. Por isso é preciso aprender a ouvir os “alarmes”, sacar quando algo vai mal. Mas a maioria ignora esses sinais por causa da dependência. Ela não se protege e, quando vê, está na UTI.

O QUE CAUSA UMA RELAÇÃO TÓXICA? Muitas pessoas precisam estar próximas da outra mesmo sabendo que aquilo vai fazer mal. Sabendo que ela vai sair de lá brigada, abusada ou deprimida. Mas ela precisa estar lá, quer manter aquela relação. Porque é parente, parceiro, colega ou amigo.

COMO LIDAR COM RELAÇÃO TÓXICA INEVITÁVEL? É preciso construir uma estrutura psicológica forte para você conseguir dizer para si mesmo: “Eu não preciso abrir para outro toda a minha vida porque certos detalhes mais íntimos podem prejudicar nosso relacionamento”. Assim você começa a desintoxicação.

COM CHEFE CRÁPULA, A SOLUÇÃO É PEDIR DEMISSÃO? Se você se proteger do crápula não precisará se livrar do chefe. Para se blindar numa relação profissional é preciso se fortalecer. Pense que aquele cidadão não é seu pai, nem seu irmão ou professor. E aquele emprego é o que você quer. Então separe o chefe das outras relações, a sua maior proteção é essa. Diga: “Isso não é meu, é dele”. E o que é do outro, deixe com o outro.

O QUE MUDA COM ISSO? Você começa a se desviar das flechadas. Você não absorve, não fica mal, adota uma atitude estável na qual tudo aquilo que é enviado volta para onde veio. Estabilidade aqui é a capacidade de se desviar, é estar se movimentando e não se congelando.

COMO NÃO SE INTOXICAR NA RELAÇÃO AMOROSA? É importante perceber que entregar seu pulmão ou seu coração para o parceiro pode significar um grande risco de você nunca mais ter de voltar a capacidade de sobreviver numa relação amorosa com qualidade. Por causa dos traumas. Existem pessoas que se intoxicaram em um nível traumático tal que impediram outras relações depois. A toxicidade deixa marcas profundas no potencial amoroso.

TEM RELAÇÃO TÓXICA PARA SEMPRE? Tem. Certos traumas não se esquecem. Às vezes o irmão só consegue perdoar o outro quando a vida termina. Marido e mulher você troca. Irmão e filho não. O mais importante é as pessoas não se envenenarem e morrerem. Quando são feitas muitas tentativas de paz sem sucesso a dois, o importante é a pessoa conseguir um apaziguamento interior. Senão vira autointoxicação.

 

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,