O que as mulheres esperam de um relacionamento

Portal Vital | 01/2013

E o príncipe chegou em seu cavalo branco, salvou a princesa, e eles viveram felizes para sempre! A história é linda, mas será que atualmente as mulheres ainda sonham em encontrar o príncipe encantado?
Para esclarecer essa dúvida, o Portal Vital conversou com o psicoterapeuta e psiquiatra Luiz Cuschnir, autor do livro Como mulheres poderosas se tornam mulheres conquistadoras e coordenador do Centro de Estudos da Identidade do Homem e da Mulher (Iden).

A diversidade de perfis

Hoje, podemos encontrar diversos tipos de relacionamento. Algumas mulheres curtem o momento e se divertem sem pensar no amanhã. Outras consideram que o ideal é encontrar um companheiro e ser feliz por toda a vida. Existe também o grupo que acredita na frase “Que seja eterno enquanto dure” e vivência a relação sem fazer planos a longo prazo.
“Há vários fatores que interferem nas atitudes e nas expectativas da mulher atual, como as vivências anteriores (ou a falta de experiência), o momento de vida em que ela está (incluindo a idade eas perspectivas futuras), educação familiar e religiosa, além da personalidadede cada uma”, explica Cuschnir.

Para cada anseio, um comportamento

Já reparou como as mulheres que gostam de relacionamentos livres e abertos agem de forma totalmente diferente das que desejam encontrar um companheiro para toda a vida? Conforme o médico, “As expectativas e anseios femininos no que diz respeito ao amor influenciam o campo emocional e, conseqüentemente, as suas atitudes, de forma que ela consiga alcançar o que deseja”.
Assim, as personalidades mais românticas tendem a se envolver de maneira que a relação se estabeleça nesses parâmetros e criam situações para que sua história de amor se concretize. “Já as que estão conectadas na carreira ou em algum outro projeto que as complete relacionam-se de maneira mais racional ou objetiva e conseguem se sentir felizes independentemente de um compromisso. Vale ressaltar que as mulheres têm alcançado grandes conquistas profissionais e estão pouco dedicadas aos relacionamentos mais românticos”, destaca o psicoterapeuta.

Tudo depende do momento

Quando a relação abala mais profundamente a mulher, até mesmo as mais abertas e liberais podem se desorganizar com a paixão e mudar de atitude. “Ou seja – explica Cuschnir –, elas abrem o canal que pode interferir no caminho que seguiam antes. Há mulheres que agem de maneira diferente em um relacionamento e em outro, dependendo de como este as atinge emocionalmente. Não dá para dizer que um é mais saudável que o outro; o ideal é o que a completa e mobiliza o melhor de cada uma”.

O que elas esperam do parceiro

Algumas mulheres ainda têm a esperança de que o companheiro consiga supri-la emocionalmente e associa isso à segurança econômica futura. “Quanto mais inseguras e dependentes, mais exigem dos homens. No entanto, as que se sentem seguras e independentes são mais exigentes quanto à maturidade e ao desenvolvimento pessoal do parceiro”, comenta Luiz.

O caminho para a felicidade

E você, gosta de viver aventuras amorosas sem comprometimento? Vá em frente! Ou prefere investir em um namoro sério e fazer planos para o futuro? Então, esse é o seu caminho! Mas seja qual for sua escolha, siga as seguintes dicas para ser plenamente feliz:
– Viva sua realidade sem se preocupar em provar nada para ninguém. Respeite sua forma de pensar sem fazer gêneros.
– Sinta-se poderosa! “Quanto mais segura se sentir, mais conquistadora será. E dessa forma, você alcançará o relacionamento que deseja”, aconselha o psicoterapeuta.
– Saiba aproveitar lições da vida e amadureça com elas. Lute para não se tornar uma mulher que acumula sofrimentose amarguras.
– Vivencie os relacionamentos que surgem no seu caminho para traçar o perfil do que realmente lhe interessa. É por meio das experiências que podemos concluir o que queremos ou não de uma relação amorosa.

Tags:, , , , , ,