Maneiras de cultivar o casamento

Nesta quarta-feira, 15 de abril, o programa 2 em 1 da Rádio Transamérica recebeu o psiquiatra Luiz Cuschnir, que veio discutir um assunto importantíssimo para Ricardo Sam e Gislaine Martins: “Casamento, ainda vale a pena?”.

Logo de cara, o Dr. Luiz Cuschnir deu seu parecer sobre a famosa declaração que posiciona o matrimônio como uma ‘instituição falida’. “Em primeiro lugar, uma relação afetiva entre duas pessoas nunca deve ser vista como uma instituição. Isso acaba transformando a vida a dois em algo anacrônico, obsoleto e fora de data… Não é para ser um acordo firmado, é muito mais que isso”, disse.

O doutor também alertou sobre o fato de muitas pessoas idealizarem um ‘casamento perfeito’, impondo diversas vontades que devem ser saciadas para conseguir alcançar o objetivo. “Isso acaba diminuindo as probabilidades, já que a pessoa tenta sempre achar a maior quantidade de ‘qualidades’ no possível parceiro”, afirmou. “Ela pode acabar com alguém que preencha todas as suas vontades, mas que não a complete do jeito correto.”

O convidado ainda deu uma dica importantíssima para manter o relacionamento sempre saudável. “Não se deve compartilhar tudo com o parceiro. A gente expõe algumas coisas do nosso dia ou da semana, mas não a intimidade por completo”, afirmou. “Cada um tem suas experiências vividas antes do namoro ou casamento e isso não deve ser violado. A pessoa não tem que ser obrigada a contar algo íntimo se essa não for sua vontade”, comentou, afirmando que cobrar insistentemente o parceiro por coisas do tipo pode enfraquecer a relação.

Finalizando, o psiquiatra reforçou o fato do casamento ser algo muito mais emocional que material. “O matrimônio não é uma festa maravilhosa, um bolo ou uma cerimônia. É claro que a pessoa pode idealizar e realizar esses desejos, mas que seja apenas um complemento para o verdadeiro sentimento.”

O Dr. Luiz Cuschnir é o autor do livro Ainda Vale a Pena: Cultivar Para Manter os Vínculos de Amor, que aborda o tema de forma profunda, ajudando casais a superar as barreiras do relacionamento.

Livros Relacionados :

Tags:,