A importância da imagem fisíca para os homens

Revista Nova – Jornalista Barbará dos Anjos
Entrevista Concedida – 10/10/2014

 
O mais comum é encontrarmos homens de tenham uma exigência maior na imagem física das mulheres do que vice-versa. E faz parte dessa necessidade deles que sejam mais para magras do que para gordas. Principalmente homens com o corpo mais cuidado, terão grandes ressalvas em relação a mulheres que não têm.

Os homens em geral não se permitem nenhum contato físico nem se propõem a investir para conhecer mais profundamente uma mulher que não os atraia fisicamente. Sempre estarão em contato com uma avaliação instintiva se a mulher lhes estimula sexualmente ou não. São muito mais exclusivos que as mulheres. Também a frustração de encontrarem uma mulher tão diferente da fantasia que tinham, tudo que tinham imaginado que poderia acontecer com a que demonstrou interesse em conhecê-los, cria um antagonismo gerando inclusive raiva e serem enganados. Ao mesmo tempo se sentem obrigados a manter a conversação, pelo menos por algum tempo, o que provoca mais ainda a irritação. Não conseguem desvincular dessa frustração, a rejeição pelo aspecto físico e associam diretamente a abordagem dela também com a conversa desagradável que ela impõe. É extremamente invasiva e mobiliza ao mesmo tempo raiva disso e de ter dó dela ser tão desprezível para ele. Se sentem abusados por terem que aceitá-la, mesmo que por instantes, apresentando esses atributos negativos e culpógenos. Falo disso no meu livro mais recente “Por Dentro da Cabeça dos Homens” (ed. Academia/Planeta). Não é incomum sentirem dó, que têm relação com a rejeição que sentem e com culpa de sentirem isso. É uma mistura de sentimentos que quando conseguem se livrar do contato desagradável sentem muito alívio.

As mulheres, mesmo com a situação de serem enganadas, conseguem se controlar mais e algumas encontram interesses no homem, mesmo que não preencham seus requisitos . Não há como saber se essa tolerância vem da falta de opção, necessidade física de qualquer contato, ou se é algo inerente a mulher aceitar melhor e não terem tantos conflitos quando sentem pena desse homem. Podem se frustrar muito mas parece que o nível de raiva é muito menor. É possível que aceitarem sair ou beijar, mesmo que não seja com a figura física que imaginaram, tenha relação com a tolerância que têm aliada à curiosidade que amplia suas escolhas.
É bem razoável a ideia que possam sentir mais receio do serial killer do que da decepção pelo aspecto físico, já que há sempre a possibilidade de serem atacadas fisicamente, sem conseguirem se proteger. No imaginário feminino está sempre presente um homem poder ataca-las numa situação tão aleatória como um encontro com um desconhecido, diz Luiz Cuschnir psiquiatra e psicoterapeuta

Tags:, , ,