Homens só viram adultos aos 54 anos

Entrevista publicada no Jornal o DIA – Rio de Janeiro – outubro /2013

Até lá, diz pesquisa, inseguranças financeiras e físicas impedem o amadurecimento

Queixa comum das mulheres foi embasada pela Ciência: os homens não crescem. E é preciso muita paciência até que se tornem maduros. Pesquisa Britânica aponta que somente aos 54 anos eles serão “adultos resolvidos e seguros”. Paternidade tardia e insegurança com relação ao físico estão entre as causas da “maturidade atrasada”.

Realizado pelo Centro Crown Clinic, em Manchester, o estudo analisou mil homens e revelou que somente aos 54 anos eles começavam a se descrever como felizes e autoconfiantes. Aos 40, eles ainda não se tinham se livrado dos medos juvenis. No ranking de inseguranças que os impedem de amadurecer estão medo de não quitar a própria casa, de ficar careca, de perder o emprego e de não estar num relacionamento estabilizado.

Questôes como o processo de envelhecimento e o surgimento de cabelos grisalhos, queixo duplo e mamas também foram citadas. A pesquisa apontou ainda que os homens estão demorando mais do que as geraçôes passadas para serem pais. Cerca de 65% dos bebês nascem de pais com mais de 30 anos, no Reino Unido.

Para o psiquiatra Luiz Cuschnir, do Programa de Generos do Instituto de Psiquiatria da USP, a maturidade está relacionada à capacidade de aceitar as próprias limitaçôes e de resolver conflitos internos. “Aos 40 eles ainda se firmam em aparência e dinheiro e esquecem de olhar para dentro de si. Maturidade é saber lidar com a própria essência e com dificuldades”, explica o autor do livro “Por dentro da cabeça dos homens”. “Depois dos 50, eles, inclusive, entendem melhor as mulheres”, aponta.

O especialista lembra que o fato de os homens serem mais fechados e expressarem pouco os sentimentos contribui para que amadureçam mais tarde. Isso porque eles evitam lidar com questôes subjetivas e com os próprios problemas e priorizam aspectos profissionais. “Depois que eles conseguem se realizar profissionalmente, passam a olhar mais para si e amadurecem.”

Livros Relacionados :

Tags:, , ,