Homem modelo 2013

Revista VIP – Cláudia de Castro Lima – março/2014

PESQUISA MOSTRA COMO MULHERES VEEM OS CARAS ATUALMENTE. E NÃO É NADA BOM

Mais grosseiros. E também mais egoístas. É assim que a mulherada vê os homens de hoje. E os aspectos negativos não param por aí. Elas também acham que o homem atual está menos educado e as respeita menos. Esse cenário desolador é parte do resultado de um estudo encomendado pela Procter & Gamble aos instituto de pesquisa Ilumeo para o lançamento no Brasil dos desodorantes Old Spice, para o qual foram ouvidos 976 homens e mulheres. A idéia era entender como as pessoas enxergam a situação do macho atual para o lançamento da campanha da marca, que tem como lema o resgate do “homem homem”. A pesquisa mostrou que, enquanto homens têm uma visão mais positiva a seu respeito, as mulheres estão bem descontentes.

“É DIFÍCIL PARA O HOMEM EXPOR SENTIMENTOS” 

O psiquiatra Luiz Cuschnir é um dos mais respeitados especialistas brasileiros no estudo das questões de gênero. Criador e coordenador do Gender Group do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e do Iden (Centro de Estudos da Identidade do Homem e da Mulher), ele faz uma análise do homem moderno.

Pergunta: Quase um terço das mulheres acha que os homens atuais estão mais egoístas. Como você analisa isso?

Luiz Cuschnir: Posso avaliar a partir dos meus estudos que as mulheres sentem mesmo os homens mais inacessíveis. Essa inacessibilidade dá a sensação de egoísmo. Eles têm dificuldades em se expor, em expressar seus sentimentos relacionados aos afetos em uma relação. Mas também há uma atitude de preservação de sua intimidade. Ao não dar a atenção que elas se acham merecedoras, são chamados de egoístas. Eles têm claro o que querem. Comunicar isso é outra história.

Pergunta: Como podemos definir o homem atual?

Luiz Cuschnir: Hoje eles têm mais coragem de recusar o que não gostam nas mulheres e não precisam provar o tempo todo que são machos ou insensíveis . Querem agradar as mulheres que os aceitam e respeitam , mesmo que não sejam heróis para elas. Querem também buscar os próprios valores, inclusive relações mais completas e significativas , nem sempre voltadas para o que elas podem pensar deles, e sim para o que eles têm a lhes oferecer.

Pergunta: A imagem que a mulher tem hoje do homem é mais negativa do que positiva?

Luiz Cuschnir: A tendência é que a mulher aceite que eles não são elas, que veem a vida a partir do masculino. Por outro lado, elas se incomodam quando não encontram esse masculino. Desejam que sejam sensíveis, mas querem que sejam como homens – não como elas.

Tags:, ,