Comportamento Masculino

Folha Universal – Jornalista Adriana Klautau
Entrevista concedida – 06/08/2014

Folha Universal – Por que o homem tem dificuldade em identificar os pontos que precisam melhorar?

Luiz Cuschnir – Mudar implica em sair de um lugar em geral. Há uma tendência a acomodação, principalmente por demandar uma energia para isso. Ficar no conhecido dá um certo conforto.
Nesse aspecto o homem que procura dispender energia e estar sobrecarregado em obter novas e mais marcas de sua conquista. Ele não investe tanto no pessoal e mais no que quer obter no mundo.
Esse investimento em si mesmo de melhora implica num olhar interior, de ampliação do seu “Eu” interno. Muitas vezes a conquista do homem, suas metas estão do lado de fora, no mundo externo. Ele não tem essa visão voltada tanto para dentro, e assim também não se percebe tanto se relacionando, identificando esse pontos a melhorar mas sim produzindo, agindo.
Falo muito disso no meu livro mais recente “Por Dentro da Cabeça dos Homens” da editora Academia/Planeta.
Para o homem, muitas vezes mudar não é ampliar mas sim confirmar que está errado. Justamente é isso que trabalho nas psicoterapias com os homens, dando essa outra dimensão de mudança, como mais um aspecto de conquista e não de fracasso por ser incapaz e falido como homem.
O acesso aos homens em geral é difícil e aí está o papel da mulher. Muitas vezes, é ela que vai ajuda-lo a se ver e assim aceitar uma ajuda para mudar. É muito comum que os homens que vêm para o consultório para fazer psicoterapia têm uma pressão da mulher para esse movimento. Fazer psicoterapia é para quem deseja mudanças e não para confirmação que sabe tudo e está certo.

Livros Relacionados :

Tags:, ,