Coisas que não devem ser ditas aos homens pelas mulheres – A TRIBUNA

Redatora: Ana Paula Costa                                                     Jornal A Tribuna (Vitória, ES)

* Em um artigo, um colunista que explora o universo masculino disse que o homem, no dia a dia, é mais frágil do que aparenta para a mulher. Ainda é um tabu para eles mostrar essa fragilidade?
Essa fragilidade é relativa e como tudo, depende do lugar de onde ela é vista e avaliada. Costuma-se dizer isso em relação ao lidar com a expressão dos seus sentimentos, quando não tem a facilidade/habilidade feminina de discorrer sobre eles. Pode aí ter uma área bastante suscetível, principalmente se o seu desejo mais importante é de aproximar-se e não ser rechaçado. Portanto caracterizá-lo como um todo só cabe se estivermos olhando especificamente para uma parte dele.

* Acredita que eles ainda se fecham sobre suas fragilidades e inseguranças, ou já começaram a externar isso para as mulheres?
Há áreas que não conseguem mudar, sabem que não serão aceitos se expuserem e ao mesmo tempo percebem o questionamento respeito se aceitam ou não os códigos dos quais deveriam respeitar. Hoje, com um paciente levantamos uma imagem do quanto ele criava um cercado em torno de si como se tivesse uma área de alta voltagem que não pode ser transpassada. Chegamos à conclusão que no fundo, não são os outros que não deverão invadi-la, mas sim, ele próprio que não quer entrar em contato mais profundo com essa área, que implica em uma entrega afetiva muito maior, na qual corre muitos riscos e será desrespeitado e invadido pela mulher.
* Por que os homens são dissimulados no que diz respeito a seus próprios sentimentos e fragilidades?
Eles não irão entregar o que os expõe para serem criticados. E isso não tem a ver somente com a mulher, mas ao longo da vida, como sofreram por não conseguirem atender o que se esperava deles como homens, masculinos, que deveriam performar de determinada maneira a atender os outros. As experiências de desvalorização são das maneiras mais disfarçadas e isso vai criando uma série de mecanismos das dissimularem e aprenderem como desviarem dos outros.
* Muitos homens dizem que as mulheres são complicadas. E muitas mulheres não entendem a lógica masculina. Por que os sexos opostos ainda têm tanta dificuldade de falarem a mesma língua?
Pois é, são diferentes mesmo e por isso, os códigos que usam para avaliar a mesma situação criam esses abismos. A mulher quer que ele se abra mas não há nenhuma possibilidade dele contar para ela algo diferente do que ela quer ouvir. Ela não conseguirá aceitá-lo, não está dentro dos seus parâmetros principalmente quanto ás suas fantasias e desejos. Ele dizendo que ela é complicada, também está mostrando que ele nunca poderá atendê-la no que ela está deixando antever. Muitas vezes fala desse jeito para não “bater de frente” e não virar uma argumentação.

* Quais são os temas considerados tabus pelos homens, aqueles que eles jamais comentam ou admitem? Em relação à aparência, por exemplo, é fácil para eles admitirem que estão ficando calvos, ou que estão acima do peso?
Quem sabe podemos falar mais de pessoas e vínculos afetivos que eles não comentarão do que os temas. Não podem falar para uma mulher preconceituosa que o chamará de gay (ou pensará…), de que se incomoda com não ter esta ou aquela aparência, ou que está se comparando com outro homem e tem inveja dele. O homem “escaneia” a mulher, suas amigas, seus relacionamentos e guarda seus comentários para depois utilizá-los (mesmo que desorganizadamente e negando sempre), para daí formular o que abre ou não para ela.
* A falta de sucesso profissional e as poucas conquistas materiais ainda são um tema complicado para os homens? Eles contam que estão desempregados para as outras pessoas, ou que deram um passo em falso na carreira?
Isso com certeza incomodam e enfraquecem muito o homem. Mesmo aqueles que substituem pelas atividades domésticas ou familiares, não conseguem se apresentar livremente na vida social com a segurança e auto estima que teriam se tivessem conquistado o que precisam. O posicionamento perante a mulher como homem fica estremecido, quando não comprometido.
* Ter o desempenho sexual comparado ao de outros homens é algo capaz de dar um nó na cabeça masculina?
Comparado por quem? Pela própria mulher? Sabendo das fofocas que elas fazem a seu respeito?…Sem dúvida. Não há homem que não deseja ser visto com “aquilo”-de-ouro, ou o sonho de consumo (sexual) de todas as mulheres. Pelo menos como uma idéia geral deles…
* E assumir a falta de talento em práticas como esportes ou jogos? Acha que isso é algo que os homens também evitam?
Hoje, com a valorização até dos nerds, os homens conseguem se confirmar em muitas outras áreas. É claro se sofreram situações de bulying, mesmo em etapas de vida anteriores, podem ter os resquícios e terem certa vergonha, também dependendo do ambiente que freqüentam.
* Há outros temas que as mulheres não devem comentar casualmente, para não ferir um homem sem perceber?
Querer separá-los dos familiares ou filhos de relações anteriores, assim como insistir em caracterizá-lo como incompetente em lidar com estas situações, não trará muita valia para ele nem para a relação.
* Como a mulher deve abordar um tema que seja uma fragilidade masculina? Com um ar mais compreensivo, e com menos deboche ou curiosidade?
Homem gosta de ironia e de brincar como os fatos corriqueiros. Entrar por aí, sem usar depois para provar como o que ela queria dizer e exigir tinha a ver com o que ele confessou antes, é uma grande dica para estar junto, mostrando que ele não precisa mudar e é aceito mesmo assim.
* O homem costuma desabafar com a mulher ou com os amigos? Como se percebe que um homem está prestes a desabafar? E como ajudá-lo a externar seus sentimentos?
Desabafo com amigos é “padrão excelência” pois tem a segurança que não vai ser cobrado depois, principalmente quanto à sua coerência. Já para a mulher que confirma que ele pode ou não fazer isso, querer ou não, que não irá mudar o quanto ele é importante para ela, deixando-o seguro quanto ao sigilo disso, pode ser um bom caminho.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,