Balanço de vida

Entrevista para Renata Pessoa                                         Site Abílio Diniz

Balanço de vida

O encerramento de um ano é um bom momento para refletirmos sobre as experiências vividas e avaliarmos as consequências positivas ou negativas que elas nos trouxeram. Esta avaliação pode mostrar quais situações proporcionaram crescimento e quais serviram para alertar sobre a necessidade de mudanças.
Algumas pessoas costumam anotar suas reflexões com as perdas e ganhos que teve. Outras, preferem avaliar as metas que se propôs a realizar, e estipular novas para o ano seguinte. De qualquer forma, estas análises nos ajudam a ter um novo olhar os fatos.
“Avaliar o que se passou, pode ajudar a conhecer mais como vão os saldos, os créditos e é claro, o que a pessoa está devendo a si mesma para ter uma vida melhor”, defende o psiquiatra Luiz Cuschnir. Com este balanço, a pessoa percebe melhor o que precisa conquistar, organizar e cuidar a fim de traçar uma estratégia para essa mudança.
Para o especialista, neste momento é fundamental se avaliar de maneira sincera, por mais que seja difícil. “Algumas pessoas costumam distorcer para si mesmo o que não consegue assumir, enfrentar, admitir. Mas se houver um momento de reflexão sobre a vida, será possível assumir um posicionamento para aceitar as transformações pelas quais passamos”, conclui.
Então, que tal começar o ano colocando na balança suas experiências passadas e estipulando metas para o próximo ano?

Livros Relacionados :

Tags:, , , , ,